top of page

Adultos

A consulta do adulto  visa proporcionar um espaço de escuta e reflexão no qual se pretende compreender a singularidade de cada individuo e ajudá-lo nas suas necessidades.
A psicoterapia proporciona um melhor entendimento do funcionamento mental e, consequentemente, a resolução de conflitos internos

Therapy

A psicoterapia pode ajudar com uma série de problemas psicológicos e relacionais:
 

• Sentimentos persistentes de ansiedade e depressão são muito comuns e constituem uma das principais razões para iniciar a terapia.

• Acontecimentos negativos na vida, como divórcio, morte de um ente querido, doença física ou dificuldades no local de trabalho.

• Padrões desadaptativos recorrentes também podem ser abordados na terapia

• Pensamentos e sentimentos confusos e negativos

• Sexualidade e seus distúrbios.

• Experiências traumáticas do passado que geralmente se expressam em insônias, pesadelos e ataques de pânico.

• Relacionamentos amorosos tóxicos

Perguntas e Respostas

O que é a psicoterapia?

 

A psicoterapia é método psicológico  que  promove o desenvolvimento pessoal e libertação de padrões insatisfatórios ou dolorosos da vida.

 

Em busca desses objetivos, paciente e terapeuta  trabalham em estreita colaboração.

 

Durante as sessões, o foco incide nas interações da experiência pessoal e interpessoal, do passado e do presente, do corpo e da mente, de fantasia e realidade. Espera-se que tal exploração em profundidade pode pôr em marcha um processo de transformação pessoal. 

A que tipos de problemas pode a psicoterapia dar resposta?

 

As pessoas procuram psicoterapia  por razões diversas.

Alguns pretendem  ajuda com problemas emocionais específicos, como a depressão, ansiedade ou stress. Para outros  trata-se de resolver uma situação história pessoal doloroso ou evento traumático.

Há quem a procure por  se sentir preso a padrões angustiantes que os impedem de se sentir satisfeito, de se conectar mais verdadeiramente  com os outros, ou de encontrar significado em suas vidas.

 

Muitas pessoas simplesmente desejam uma auto-compreensão mais profunda ou uma maior criatividade em suas vidas pessoais. 

 

Estou a tomar medicação. A psicoterapia é dispensável?

 

Não. Pelo contrário, a medicação e a psicoterapia são meios complementar de para tornar mais eficaz o tratamento das perturbações mentais. A medicação é geralmente indicada na redução sintomática  e a psicoterapia é indicada para a resolução de “problemas de vida” como sentimentos de culpa, ideação suicida, problemas interpessoais, perda de interesse, dificuldades sociais.

 

Como são as sessões de psicoterapia estruturadas?

O processo terapêutico depende do estabelecimento de uma relação terapêutica segura, confidencial, e colaborativa.

 

A frequência das sessões  varia de uma a três vezes por semana.

 

As decisões sobre a duração do tratamento e frequência das sessões, são atingidos em conjunto entre o paciente e o terapeuta.

 

Paciente e terapeuta trabalham em conjunto  para entender o significado das reacções emocionais do paciente, pensamentos, lembranças, fantasias, sonhos, imagens e sensações, num esforço para aliviar o sofrimento pessoal e para ampliar a capacidade para o trabalho, o amor e a criatividade.

 

bottom of page