top of page

Aconselhamento

Parental

 

 

A parentalidade pode ser fonte de angústias e dúvidas intensas, em especial quando se lida com crianças e jovens problemáticos. Através de aconselhamento adequado aos pais estes podem encontrar um espaço de escuta e partilha para suas dificuldades em lidar com seus filhos. Estes encontros são adequados á medida de cada caso e visam descobrir  estratégias e soluções que permitam a retoma da harmonia familiar.

Perguntas e Respostas

Na seção abaixo pode encontrar a resposta para dúvidas relacionadas com aconselhamento parental. Caso surgam mais dúvidas não hesite em contactar-nos pelo email: geral@cepal.pt

Em que situações o aconselhamento parental é adequado?

 

Genericamente podemos dizer que em todas as situações em existam problemas na relação pais/filho(a) e em que a psicoterapia não é indicada para os filhos.

 

Assim sendo o aconselhamento parental é indicado para:

 

- Pais com filhos muito pequenos ( com menos de 3 anos) que sintam que não estão a conseguir lidar com situações próprias do desenvolvimento, como por exemplo, o sono, alimentação, birras intensas, dificuldades de adaptação à creche.

 

- Pais com filhos adolescentes com problemas psicológicos que se recusam  a vir a uma consulta de psicologia.

 

Como são estruturadas as sessões de aconselhamento parental?

 

Em primeiro lugar é marcada uma entrevista com a pais e se possível também com a criança/adolescente. Após o esclarecimento das questões essenciais que motivam o pedido de ajuda, um acompanhamento é estruturado à medida das necessidades de cada família.

bottom of page