top of page

A Entrada Para a Universidade: Desafios e Ansiedades.


O ingresso na Universidade representa a entrada num mundo novo, com um nível de exigência superior, onde o jovem encontrará novos desafios e terá de adaptar-se a novos métodos de trabalho. Espera-se também a socialização com novos colegas e professores, novas regras e novos conteúdos de aprendizagem que exigem maior autonomia e responsabilidades. O ambiente académico, pelos motivos referidos, e o afastamento do núcleo familiar e da cidade de origem podem tornar-se stressantes, geradores de ansiedades ou angústias. Considera-se que a qualidade da rede social familiar e extra-familiar em que o jovem se encontra contextualizado pode apresentar-se como um factor protector, quando esta é fonte de apoio emocional, proporcionando ao jovem a sensação de se sentir compreendido nos desafios que está a enfrentar.


No entanto, em alguns casos, esta transição faz-se paralelamente a uma outra mudança: a saída de casa dos pais, que representa sair de um ambiente com regras definidas e limites.


Ao encontrar-se sozinho, o jovem pode começar a apresentar uma dificuldade em gerir os próprios impulsos, sentir-se em liberdade pode ser extremamente desorganizador e levá-lo a procurar vias destrutivas, como o abuso de substâncias e de álcool. Noutros casos, esta fase de transição propiciará antes o aparecimento de sintomas depressivos e/ou ansiosos.


O jovem pode deparar-se com sentimentos de tristeza, raiva e desamparo exacerbados, preocupações excessivas (pensamentos ruminativos “e se...?”), medo ou relutância em deixar o conforto da casa onde morava com a família, pesadelos e insónias, dores de cabeça, náuseas e vómitos, perda ou ganho de apetite e choro fácil.


É necessário estar atento aos jovens que se encontram em períodos de transição, como o caso da entrada para a Universidade. A sensibilidade dos pares para estas estas mudanças é de extrema importância pois estes podem ser a primeira linha de apoio e de encaminhamento para serviços de apoio psicológico.


Patrícia Costa


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
No tags yet.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page