top of page

Crianças

Estima-se que cerca de 20% das crianças poderão vir a sofrer de problemas psicológicos durante o seu desenvolvimento. A psicoterapia pode ajudar as crianças que têm dificuldades emocionais e comportamentais que se geralmente se expressam em casa ou na escola. Além de ajudar a resolver os problemas actuais tem igualmente um valor preventivo.

As dificuldades mais comuns nesta faixa etária são:

 

 

• Dificuldades de aprendizagem

• Ansiedade e depressão

• Problemas comportamentais

• Problemas no controlo dos esfíncteres (enurese e/ou encoprese)

• Problemas alimentares ou do sono

• Perturbações da linguagem

• Mentiras e furtos

• Divórcio e/ou separação dos pais

• Medos e fobias

• Problemas de adaptação à escola

 

 

 

Perguntas e Respostas

Na seção abaixo pode encontrar a resposta para dúvidas relacionadas com a psicoterapia de crianças. Caso surgam mais questões não hesite em contactar-nos pelo email: geral@cepal.pt

Como saber se o meu filho está só a atravessar uma crise ou se tem um problema psicológico?

 

É normal que durante o desenvolvimento as crianças atravessam períodos de crise que fazem parte do desenvolvimento. Estas crises podem ser intensas mas são passageiras e são geralmente comuns a todas as crianças. Os problemas de ordem psicológica, que se podem expressar emocionalmente (por exp. ansiedade) e/ou comportamentalmente (isolamento, agressividade) são habitualmente mais intensas e persistentes, causando sofrimento e uma estagnação no desenvolvimento. As crianças com este tipo de problemáticas têm dificuldades no relacionamento com as outras crianças e/ou na aprendizagem.

 

 

 

É possível o meu filho ser perfeitamente normal em casa e na escola revelar problemas?

 

 

Sim. Por vezes os pais recebem a notícia que o filho tem problemas na escola e tem dificuldades em acreditar nisso, pois o seu filho em casa tem um comportamento normal. Na verdade, quando as criança entram em idade escolar os problemas de aprendizagem, de socialização e comportamento tornam-se mais evidente Neste caso é aconselhável ouvir com atentamente o educador e procurar ajuda especializada. Uma intervenção atempada terá uma diferença significativa no resultado global

 

 

Em que consiste a psicoterapia com crianças?

 

 

A psicoterapia infantil é um método quase tão antigo como a psicoterapia em si. Ao longos de várias décadas as crianças tem beneficiado psicoterapia adaptada á sua compreensão e desenvolvimento. O psicoterapeuta utiliza técnicas específicas, como o brincar o desenhar de modo a facilitar à criança expressão e resolução dos seus conflitos.

 

 

 

Qual o papel dos pais na psicoterapia?

 

Estando a criança ainda dependente dos pais ela necessitará do empenho e compreensão destes para que a psicoterapia funcione. Geralmente o problema das crianças afecta também a família. Apesar disso a criança deve ter o direito a ter um espaço confidencial aonde possa expressar livremente o que sente e o que pensa.

 

 

Qual a sua frequência e duração?

 

 

Em relação à sua frequência e para ser eficaz uma psicoterapia com crianças deverá ter uma frequência semanal ou bissemanal. A sua duração depende de criança para criança e consoante a sua problemática, sendo um tratamento gradual que necessita de tempo pare se tornar eficaz. As sessões de psicoterapia duram de aproximadamente 45 minutos.

 

bottom of page